" As referências temporais são securizantes para a criança e servem como fundamento para a compreensão do tempo: passado, presente, futuro; contexto diário, semanal, mensal, anual." - Orientações Curriculares, pp.40
Neste âmbito o dia de trabalho na sala 1 é organizado da seguinte forma:
Neste âmbito o dia de trabalho na sala 1 é organizado da seguinte forma:
Horas | Atividades | Observações |
9:00H às 10:00H | - Acolhimento; - Canção do Bom Dia, marcação da presença, contagem das crianças e dos que faltam; - canções, lengas lengas, novidades; - Manuseamento de instrumentos musicais; - Jogos de concentração, associação, raciocínio; - Conclusão de trabalhos do dia anterior; - As novidades do fim de semana (escrita e ilustração); - Escrita das palavras novas retiradas das histórias no computador; - Planificação da atividade a desenvolver (implícita na conversa com as crianças ou induzida/orientada pela educadora); - Arrumar a sala. | . As crianças já interiorizaram que à chegada à sala dirigem-se para o tapete e aguardam pela educadora para assim se começar o dia de trabalho. . As novidades só são escritas às segundas feiras. |
10:00H às 10:45H | - Preparar para o lanche (fazer chichi e lavar as mãos); - Lanche; -Brincadeiras no exterior. | |
10:45H às 12:00H | - Visionamento de histórias ou power point introdutórios dos temas a abordar; - Trabalho de pesquisa; - Trabalho de mesa (orientados ou livres) - Saídas à localidade (Biblioteca, estabelecimentos comerciais, parque da vila, feira mensal…); - Arrumar a sala. | . Às segundas feiras a sala 1 tem 45minutos de expressão físico motora com o Prof. Amandio. |
12:00H às 13:00H | - Almoço; - Tempo com a animadora Paula | . normalmente trabalha jogos de grupo e histórias e sua dramatização. |
13:00H às 15:00H | - História do dia; - Sua dramatização; - Trabalho orientado relacionado com o tema que se está a trabalhar – fichas de consolidação de conhecimentos; - Trabalhos diversos de expressão plástica; - Jogos na sala (de mesa); - Brincadeiras livres e diversificadas; - Arrumar a sala; - Avaliação das atividades do dia. | .relacionada com o tema que se está a trabalhar e em que se explora o significado de palavras novas, como se escrevem e sua ordenação no nosso dicionário de parede. |
A partir das 15:00H | - Componente de apoio à família – atividades de expressão plástica e jogos diversos no âmbito dos temas desenvolvidos nas salas. |
"A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, desde modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propôr modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual."
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pp. 40
Outras formas desenvolvidas para a compreensão e interiorização do tempo (cronológico):
- o quadro de presenças diárias (sequência dos dias do mês);
- o quadro do tempo atmosférico (sequência dos dias da semana);
- o comboio dos aniversários (sequência dos meses do ano);
- trabalhos de ordenação de imagens sobre uma história (sequência dos acontecimentos implicíta na história);
- recontos de uma história;
- escrever a data nos trabalhos realizados;
- arrumação mensal dos trabalhos nos respetivos dossiês;
- canções e lengas -lengas que reordenam inversamente a sequência da letra
Quantos somos? atividade diária |
A presença - atividade diária |
O tempo que faz - prespetiva semanal |
Os aniversários - meses do ano |
Arrumação mensal dos trabalhos realizados
Nenhum comentário:
Postar um comentário