Achámos tão engraçada que decidimos representá-la na nossa sala assumindo as diferentes personagens da história!
Após esta dramatização espontânea fizemos uma avaliação da compreensão da mesma através de perguntas. Por exemplo:
- Onde se passa a história?
- O que mais gostaste na história?
- Qual a parte mais engraçada?
- Qual a parte mais triste?
- Que parte da história mudarias?
-Que animais aparecem na história?
- Pudemos ter um animal deste na nossa casa?
- Porquê?
- Onde é que ele vive?
- O que é que ele come?
- É um animal peludo?
- Põe ovos ou nasce da barriga da mãe?
- Como é que ele se desloca?
Foram questões pertinentes e que nos suscitaram curiosidade.
Recebemos então a visita dos nossos amiguinhos da sala 3 que nos contaram as suas descobertas sobre alguns animais.
Recolhemos dados através das nossas conversas, do relatos dos nossos amiguinhos e da pesquisa que fizemos em livros e na internet sobre estas questões:
- O que comem os animais?
( carnivoros, granivoros, omnivoros, herbivoros)
- Onde vivem?
(terra, ar, água)
- Como se deslocam?
(marcham, correm, rastejam, voam, saltam)
- Como se reproduzem?
(oviparos, mamiferos)
- Qual o se revestimento?
(penas, pele, pêlos)
(Falámos de animais domésticos e selvagens, mas registámos só alguns dos animais domésticos por viverem, muitos deles, junto ade nós e serem nossos amigos)
A tabela de duas entradas utilizada, teve como objetivo educativo o proporcionar às crianças uma forma diferente de organização da informação, pois no nosso quotidiano deparamo-nos, cada vez mais com diversas formas de organizção da informação (listas, tabela, gráficos...). Por outro lado, atividades deste tipo desenvolve o raciocínio lógico matemático das crianças ao realizarem tarefas que promovem a classificação, contagem e comparação de dados, treinando-as para uma compreensão e leitura fácil de tabelas e gráficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário