Todos os dias falava-se do Pai Natal e das prendas que cada um iria supostamente ter.
Mas afinal porque é que existe o Natal? Para algumas crianças o porquê desta época estava interiorizado, para outras, as mais novas, ainda era um pouco confuso. Visionámos então algumas histórias em Power Point sobre o nascimento do menino Jesus e também de como se comemora o Natal no nossos país e em vários países da Europa, por exemplo em Espanha os meninos só recebem as suas prendas no dia de Reis, dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus para lhe oferecerem ouro, incenso e mirra.
Aprendemos também que o espiríto do Natal deveria estar presente todos os dias nas nossas acções e atitudes, como por exemplo o sermos solidários com os outros, a partilha com a familia, o amor , a paz, a amizade e em muitas outras palavras que nos fazem crescer de uma forma saudavel e cívica.
Decidimos então decorar a a nossa sala por forma a receber esta época com mais alegria. A educadora sugeriu fazer uma árvores de Natal e perguntou qual a melhor forma de o fazer. Alguém sugeriu "Montamos a árvore de Natal do ano passado, aquela que está dentro de uma caixa..." outra criança sugeriu "...ou então vamos à mata e cortamos um pinheirinho pequenino..." E assim encetou-se uma discussão sobre a atitude correta de construir uma árvore de natal que não destruisse o nosso meio ambiente. E decidimos fazer uma árvore de natal com objetos reciclados...
...abrindo os buracos para enterrar as canas em forma de árvore... |
...os nossos pais natais.. |
...cortando as taças da sopa em forma de estrela para decorar a árvore... |
...pintando as taças da sopa... ...os nossos presépios... |
...desmanchando a árvore e voltando a reciclar os materiais utilizados... |
...a festa de natal em articulação com o 1º ciclo... |