domingo, 29 de janeiro de 2012

Sala 1 - O Natal

O Natal estava a aproximar-se e a ansiedade a aumentar com esta época festiva.

Todos os dias falava-se do Pai Natal e das prendas que cada um iria supostamente ter.

Mas afinal porque é que existe o Natal? Para algumas crianças o porquê desta época estava interiorizado, para outras, as mais novas, ainda era um pouco confuso. Visionámos então algumas histórias em Power Point sobre o nascimento do menino Jesus e também de como se comemora o Natal no nossos país e em vários países da Europa, por exemplo em Espanha os meninos só recebem as suas prendas no dia de Reis, dia em que os Reis Magos visitaram o menino Jesus para lhe oferecerem ouro, incenso e mirra. 

Aprendemos também que o espiríto do  Natal deveria estar presente todos os dias nas nossas acções e atitudes, como por exemplo o sermos solidários com os outros, a partilha com a familia, o amor , a paz, a amizade e em muitas outras palavras que nos fazem crescer de uma forma saudavel e cívica.

Decidimos então decorar a a nossa sala por forma a receber esta época com mais alegria. A educadora sugeriu fazer uma árvores de Natal e perguntou qual a melhor forma de o fazer. Alguém sugeriu "Montamos a árvore de Natal do ano passado, aquela que está dentro de uma caixa..." outra criança sugeriu "...ou então vamos à mata e cortamos um pinheirinho pequenino..." E assim encetou-se uma discussão sobre a atitude correta de construir uma árvore de natal que não destruisse o nosso meio ambiente.  E decidimos fazer uma árvore de natal com objetos reciclados...



...abrindo os buracos para enterrar as canas em forma de árvore...












...os nossos pais natais..



...cortando as taças da sopa em forma de estrela para decorar a árvore...

<>
...pintando as taças da sopa...


...os nossos presépios...




...desmanchando a árvore e voltando a reciclar os materiais utilizados...


 


...a festa de natal em articulação com o 1º ciclo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário