Os instrumentos de pilotagem permitem-nos fazer a monitorização da ação. Na nossa sala usamos diáriamente:
-Plano de atividades (Promove a planificação diária individual, a diferenciação pedagógica, a diversificação de experiências educativas, a avaliação cooperada (diária, semanal e mensal).
-Inventários (Possibilitam passar à criança as estratégias, os instrumentos e as atividades que podem realizar na sala).
-Mapa de presenças (Desenvolve: o sentido de individualidade e o sentimento de pertença ao grupo; Noções temporais; Noções matemáticas)
-Diário do grupo (Permite regular e analisar cooperativamente a vida do grupo; Promove a assertividade; Permite o exercício diário da democracia; Promove a gestão cooperada do currículo através da planificação e da avaliação; Permite o desenvolvimento sócio-moral do grupo).
-Mapa do tempo (Desenvolve: Rigor cientifico; Noções temporais (cronológico e atmosférico); Noções matemáticas.
-As comunicações (Promovem: a partilha de saberes e aprendizagens ,o debate de ideias, o saber esperar a sua vez para falar, aceitar as opiniões e avaliação do outro, ter em atenção a linguagem aplicada de forma a que todos entendam o que vão comunicar,a atenção/concentração ao estar atentos e disponíveis para participarem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário