domingo, 13 de novembro de 2011

Sala 1 - O racismo

Dia 9 de Novembro assinalou-se,mais uma vez , o "Dia contra o Racismo".

Mas afinal  o que é o racismo? As respostas foram silenciosas.

Fomos então através de histórias descobrir o significado desta palavra tão dificil.

Ouvimos então uma história de um barqueiro que transportava pessoas de uma margem para a outra e certo dia, um rapaz de raça negra e outro de raça branca não queriam atravessar o rio sentados no bote  ao lado um do outro. O barqueiro, uma pessoa muito sábia, desconfiou do motivo e teve uma ideia brilhante! Com dois sacos de papel, tapou-lhes a cabeça, assim eles sentaram-se no bote sem se verem um ao outro. Durante a viagem começaram a falar e descobriram que ambos gostavam muito de comer puré de batata e salchichas e de beber limonada. O Berto tinha uma tia que lhe cozinhava este prato e o José também tinha uma tia que lhe cozinhava este prato. Que coincidência   maravilhosa!
Bem quando finalmente chegaram à outra margem, o barqueiro tirou-lhes o saco de papel da cabeça, o Berto e o José olharam-se e perceberam que afinal não eram tão diferentes, só na cor da pele. Gostavam da mesma comida, ambos tinham uma tia e concerteza ambos ficavam tristes, contentes, emocionados ... os seus corações tinham os mesmos sentimentos!
Grandes amigos que eles são agora, até já vão almoçar à casa um do outro!

Depois desta história fomos perceber porque é que existem  meninos diferentes, onde é que eles moram.

E descobrimos que no nosso planeta Terra, mais conhecido pelo planeta azul, existem vários povos. Mas o que é um povo?
E alguém disse "Olha um polvo anda no mar e tem muitos braços" Não, não era de um polvo que queriamos saber.

E olhámos com mais atenção para o globo terrestre e a educadora explicou que existem muitos países e continentes onde as pessoas têm caraterísticas físicas diferentes, maneiras de vestir e hábitos de vida diferentes. Até as habitações e os sítios onde moram são diferentes! E vimos uma história em power point sobre os meninos de todos o mundo.


 Descobrimos que na nossa sala há meninos de outros países, da Rússia e da Ucrania, por isso são mais branquinhos ou mais escurinhos que nós.



E fizemos o planeta Terra e os meninos de todos os países na nossa sala!


Nenhum comentário:

Postar um comentário