sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Na Sala 2 … Aprendemos que somos seres humanos e vivemos no Planeta Terra com outros Seres Vivos (animais e vegetais).

Lançada a questão «Como deve ser o SER HUMANO?» surgem verbalizações por parte das crianças:
«O Ser Humano… deve ser amiguinho! (Isa); Deve brincar e partilhar (Dinis); Deve fazer as pazes e não deve tirar as coisas dos outros (João); Deve partilhar (José Miguel); Deve ser bom para os animais e não deve partir as arvores nem as plantas, nem tirar as folhas (todos); Nem dar pontapés, nem bater às pessoas (Raul); Não deve arrancar os cabelos dos outros (Gustavo); Deve tomar banho todos os dias (Pedro); Deve ser bom (Mateus); Não deve empurrar os outros (Orlando); (…)».

Aprendemos também que existem diferentes espécies de Seres Vivos (animais e vegetais). Há animais que se deslocam na terra, no ar e…na água!
Identificámos o revestimento do corpo dos animais que pesquisámos: pele lisa, escamas, carapaça, pelo, penas. Aprendemos que alguns animais se reproduzem através dos ovos e outros são mamíferos.

O Projeto de Educação Ambiental permitiu articular diferentes formas de expressão, salientando-se a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e a Matemática.
Pesquisámos sobre o Reino Vegetal e representámos diferentes arvores, aprendemos o nome de algumas e identificámos o nome dos seus frutos. Compreendemos que os frutos que nos dão são muito importantes para a nossa saúde. Por outro lado interiorizámos que as arvores combatem a poluição no Ar ajudando-nos a respirar melhor… 
Aprendemos ainda que a poluição no Ar não é a única forma de poluição! Existe a poluição na Água, no Solo (chão), Sonora, Visual e Luminosa. O que pode então o Ser Humano fazer para tornar o Planeta Terra mais feliz? Contámos com a colaboração da mãe do João que através de uma história ajudou a compreender a importância da nossa ação no «Planeta Azul» incentivando-nos a Reciclar, Reduzir e Reutilizar!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário