sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sala 1 - As sequências temporais

" As referências temporais são securizantes para a criança e servem como fundamento para a compreensão do tempo: passado, presente, futuro; contexto diário, semanal, mensal, anual." - Orientações Curriculares, pp.40

Neste âmbito o dia de trabalho na sala 1 é organizado da seguinte forma:

Horas
Atividades
Observações
9:00H às 10:00H
 - Acolhimento;
- Canção do Bom Dia, marcação da presença,
contagem das crianças e dos que faltam;
- canções, lengas lengas, novidades;
- Manuseamento de instrumentos musicais;
- Jogos de concentração, associação, raciocínio;
- Conclusão de trabalhos do dia anterior;
- As novidades do fim de semana (escrita e ilustração);
- Escrita das palavras novas retiradas das histórias no computador;
- Planificação da atividade a desenvolver (implícita na conversa com as crianças ou induzida/orientada pela educadora);
- Arrumar a sala.
. As crianças já interiorizaram que à chegada à sala dirigem-se para o tapete e aguardam pela educadora para assim se começar o dia de trabalho.

. As novidades só são escritas às segundas feiras.


10:00H às
10:45H
- Preparar para o lanche (fazer chichi e lavar as mãos);
- Lanche;
-Brincadeiras no exterior.

10:45H às 12:00H
- Visionamento de histórias ou power point introdutórios dos temas a abordar;
- Trabalho de pesquisa;
- Trabalho de mesa (orientados ou livres)
- Saídas à localidade (Biblioteca, estabelecimentos comerciais, parque da vila, feira mensal…);
- Arrumar a sala.
. Às segundas feiras a sala 1 tem 45minutos de expressão físico motora com o Prof. Amandio.
12:00H às 13:00H
- Almoço;
- Tempo com a animadora Paula

. normalmente trabalha jogos de grupo e histórias e sua dramatização.
13:00H às
15:00H
- História do dia;
- Sua dramatização;




- Trabalho orientado relacionado com o tema que se está a trabalhar – fichas de consolidação de conhecimentos;
- Trabalhos diversos de expressão plástica;
- Jogos na sala (de mesa);
- Brincadeiras livres e  diversificadas;
- Arrumar a sala;
- Avaliação das atividades do dia.
.relacionada com o tema que se está a trabalhar e em que se explora o significado de palavras novas, como se escrevem e sua ordenação no nosso dicionário de parede.
A partir das 15:00H
- Componente de apoio à família – atividades de expressão plástica e  jogos diversos no âmbito dos temas desenvolvidos nas salas.




Nota: . As atividades expostas são todas as realizadas,  de acordo com o projeto que está a ser desenvolvido pelo grupo e a planificação individual do educador.

"A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, desde modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propôr modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual."
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pp. 40
Outras formas desenvolvidas para a compreensão e interiorização do tempo (cronológico):
- o quadro de presenças diárias (sequência dos dias do mês);
- o quadro do tempo atmosférico (sequência dos dias da semana);
- o comboio dos aniversários (sequência dos meses do ano);

- trabalhos de ordenação de imagens sobre uma história (sequência dos acontecimentos implicíta na história);
- recontos de uma história;
- escrever a data nos trabalhos realizados;
- arrumação mensal dos trabalhos nos respetivos dossiês;
- canções e lengas -lengas que  reordenam inversamente a sequência da letra
Quantos somos? atividade diária
A presença - atividade diária
O  tempo que faz - prespetiva semanal
                                                                           Os aniversários - meses do ano
                                                    
 


Arrumação mensal dos trabalhos realizados


Nenhum comentário:

Postar um comentário