O dia estava chuvoso e não pudemos ir ao exterior. Notou-se algum descontentamento e foi explicado que as condições do tempo não permitia as brincadeiras habituais no parque.
Surgiu então a pergunta relevante do Ricardo: " Mas porque é que hoje está a chover?"
E o Simão respondeu: "Porque as nuvens estão cheias de água."
A educadora perguntou então como é que as nuvens ficam cheias de água e algumas crianças até responderam com alguma acertividade sobre processo do ciclo da água.
Para não hver dúvidas decidimos fazer uma experiência e assim compreender melhor como tudo acontece. As experiências proporcionam uma observação direta dos acontecimentos e a criança mais facilmente forma uma ideia sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos, como foi a situação proposta:
Colocámos uma panela de água a aquecer. |
E verificámos que quando começou a ferver saia vapor de água. |
Assim a chuva quando cai encharca a terra e escorre por dentro da terra e forma as fontes, os lagos e os rios que correm para os oceanos. E ainda esta água serve para dar de beber aos animais, regar as plantas e nós seres humanos, além de servir para muitas outras coisas.
Então como é que a água evapora da terra, dos lagos, do mar, dos oceanos? E porque é que nós precisamos de beber água... e porque é que transpiramos? Para onde vai essa água?
E descobrimos que é através do calor do sol e do ar que nos rodeia que a água evapora tal como aconteceu na experiência em que o calor fez evaporar a água da panela! É sempre a mesma água que circula neste processo.
E fizemos o registo coletivo do que aprendemos. |
E os registos individuais em que cada criança registou a sequência interiorizada do proceeso de
E como o dia continuava chuvoso trabalhamos mais um pouco a matemática:
- adequirindo a noção de aberto e fechado;
- contando e somando as gotinhas de água que caiam de duas nuvens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário