sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sala 1 - Porque é que chove?

O dia estava chuvoso e não pudemos ir ao exterior. Notou-se algum descontentamento e foi explicado que as condições do tempo não permitia as brincadeiras habituais no parque.

Surgiu então a pergunta relevante do Ricardo: " Mas porque é que hoje  está a chover?"

E o Simão respondeu: "Porque as nuvens estão cheias de água."

A educadora perguntou então como é que as nuvens ficam cheias de água e algumas crianças até responderam com alguma acertividade sobre processo do ciclo da água.

Para não hver dúvidas decidimos fazer uma experiência e assim compreender melhor como tudo acontece. As experiências proporcionam uma observação direta dos acontecimentos e a criança mais facilmente forma uma ideia sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos, como foi a situação proposta:




Colocámos uma panela de água a aquecer.



E verificámos que quando começou a ferver saia vapor de água.

E pudemos sentir com as nossas mãos o vapor em estado gasoso, e como o seu estado não é liquido, é gasoso, quente e mais leve, sobe para o "céu" e lá estas gotinhas de água juntam-se e formam as nuvens!

Assim a chuva quando cai encharca a terra e escorre por dentro da terra e forma as fontes, os lagos e os rios que correm para os oceanos. E ainda esta água serve para dar de beber aos animais, regar as plantas e nós seres humanos, além de servir para muitas outras coisas.

Então como é que a água evapora da terra, dos lagos, do mar, dos oceanos? E porque é que nós precisamos de beber água... e porque é que transpiramos? Para onde vai essa água?

E descobrimos que é através do calor do sol  e do ar que nos rodeia que a água evapora tal como aconteceu na experiência em que o calor fez evaporar a água da panela! É sempre a mesma água que circula neste processo.


E fizemos o registo coletivo do que aprendemos.

E os registos individuais em que cada criança  registou a sequência interiorizada do proceeso de
evaporação da água.












E como o dia continuava chuvoso  trabalhamos  mais um pouco  a matemática:

- adequirindo a noção de aberto e fechado;
-  contando e somando as gotinhas de água que caiam de duas nuvens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário